7 erros financeiros segundo a bíblia

Antes de falar sobre os 7 erros financeiros segundo a bíblia; deixe-me fazer duas perguntas a você. A primeira delas, você é cristão? A segunda pergunta, como vai a sua vida financeira? Você tem sentindo problemas? Se sua resposta foi sim, este conteúdo é para você. Mas ainda que não seja, acredite, a bíblia tem sabedoria para mudar sua vida.

Vou apresentar a você, os 7 erros financeiros segundo a bíblia. Possivelmente você está cometendo ao menos um desses vacilos financeiros.  Mas a questão é que, ter um destes erros, pode arruinar a sua vida financeira, espiritual, emocional e até conjugal. Sento assim, é bom evita-los. Então vamos conhecer o que a bíblia fala sobre nossas finanças.

De conhecimento destas lições, destes 7 erros financeiros segundo a bíblia, isso pode liberta-lo dos problemas com as finanças, organizar sua vida monetaria e permitir a adoção de bons hábitos em relação ao dinheiro.

7 erros financeiros segundo a bíblia como ter vida financeira segundo a palavra de deus

O 1º dos 7 erros financeiros segundo a bíblia é, acreditar que o dinheiro não é importante.

Olha só, infelizmente é provável que você já tenha ouvindo frases como, o dinheiro não é importante, dinheiro é sinônimo de problema, eu não me importo com o dinheiro. Então sejamos bem francos; pensamentos assim contradizem o plano financeiro de Deus para você revelado nas escrituras sagradas.

Pois Deus considera o dinheiro não só importantes, mas muito importante. É por isso que a bíblia está repleta e ensinamentos e princípios relacionados às finanças. Você sabia que das 613 leis descritas no pentateuco, que são os 5 primeiros livros da bíblia, mais de 100 abordam o assunto relacionados ao dinheiro? Você saiba que Jesus falou sobre dinheiro 80 vezes? Que abordou as finanças em 16 parábolas descritas na bíblia

Você sabia que cerva de 20% do sermão do monte, mencionam assuntos financeiros? Isso está no livro de Mateus, em 5, 6 e 7.

Percebe que acreditar que dinheiro não é importante, é simplesmente se enganar? O dinheiro esta presente em nosso dia a dia, em praticamente tudo que fazemos.

Uma pesquisa aponta que uma vida financeira desestruturada é responsável por 56% dos divórcios. Além disso é comprovado que problemas financeiros podem gerar falta de apetite, estresse, baixa autoestima e certamente não é esse o propósito de Deus para você. 

Pense bem!

Se você disser a seu conjugue, seu amigo, seu empregador, ou seu funcionário; a qualquer um deles, que ele não é importante para você; será que ele ia querer permanecer ao seu lado?

Você teria um gato, ou um cachorro, ou um carro, se eles não fossem importantes em sua vida?

ROBERT KIYOSAKI CERTA VEZ DISSE QUE, O DINHEIRO NÃO É A COISA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO, MAS CERTAMENTE AFETA TODAS QUE SÃO IMPORTANTES

Para quem busca autodesenvolvimento, é fundamental saber dar a devida importância ao dinheiro. A bíblia diz: “onde estar o teu tesouro, ai estará o teu coração”. Mateus 6.21.

É fundamental conhecer a devida importância do dinheiro, de modo que não seja MAIS e nem MENOS do que de fato é. E é provado, o dinheiro tem importância direta em várias outras áreas de sua vida. E não reconhecer o seu valor é um dos grandes erros financeiros segundo a bíblia.

O 2º maior erro, é se apegar ao dinheiro

Dito isso te faço a pergunta; a maior prioridade da sua vida é ter mais dinheiro? E o que você tem nunca é suficiente? Cuidado, isso pode ser um indício do seu apego ao dinheiro.

No livro bíblico de 1º Timóteo 6.10 diz: “porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça, alguns se desviam da fé, e se traspassaram a si mesmo com muitas dores”.

Um exemplo claro disso, é a corrupção desenfreada em nosso país. As pessoas cada vez mais havidas por ter sem merecer. O dinheiro é sempre bom, quando ganho de maneira idônea. E acredite, é possível ser muito rico, milionário, de forma honesta e honrada. 

O bilionário Silvio Santos diz que: “faço qualquer coisa honesta por dinheiro, até dançar havaiana …” Ele é um exemplo claro de reconhecimento da importância do dinheiro, sem, no entanto, ama-lo.

O dinheiro é si, não é nada. Apenas papel impresso com registro em banco. Ele não é um fim, mas um meio muito importante para você ter coisas que muito ama. Eu até ouso mudar a expressão, “não ame o dinheiro”, para “não servir ao dinheiro”.

3º dos erros financeiros segundo a bíblia, não conhecer a fonte

Você nasceu sem nenhum dinheiro, e com certeza, quando morrer, também não levará um único centavo. Assim também são os bens e propriedades. Ver as coisas por esta ótica nos faz entender que nada é nosso, tudo é de uma fonte superior. Assim é entregue a nós para que possamos bem administrar.

Assim sendo, o dinheiro e outros bem são entregues a nós, além de ser bem administradores, tem que serem bem multiplicados. É desta forma que é ensinado na parábola dos talentos. Confira lendo Mateus 25, 14-30.

4º dos erros financeiros segundo a bíblia é, tratar o trabalho como castigo

Muitos tratam o trabalho como o castigo. E isso vem de uma interpretação errada de versículos bíblico e da simbologia de Adão e Eva. Pra ser mais exato, a passagem de Genesis 3.17 que diz:

E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Gênesis 3:17. Muitos acham que o trabalho é como castigo por essa passagem.

Mas Adão já trabalhava mesmo antes. Leia-se, “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”. Gênesis 2:15.

Sem falar que o próprio Jesus trabalhava em sua passagem na Terra. Você acha que ele merecia algum castigo? O trabalho é para ser feito com amor e primazia, e assim pode ser fonte de riqueza para você e seu lar. O livro de João diz; E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17.

5ª dos 7 erros financeiros segundo a bíblia é; não está preparado para crises

O mundo sempre teve altos e baixos. Tempos de fartura e escassez sempre se alternaram. Temos de empregos e de desempregos, empresas que abrem e fecham, doenças inesperadas e outras. Não digo aqui para viver pensando nisso, pois seria como que atrair.

Mas fazer por meio de ser prospero e ter em abundância. Pois o que assim agir, passar por tempos de crise sem senti-la. É possível passar por catástrofes financeiras, ou crises econômicas, sem passar por necessidade alguma. Mas conseguem isso aqueles que poupam.

Isso mesmo. Poupa é preciso. Tenha reservas de capital.

Você lembra da passagem bíblica onde Jose, nas interpretações de sonhos do faraó, prevê 7 anos de prosperidade, e depois sete anos de seca, escassez. O sugerido foi que, durante estes períodos de prosperidade se economizasse 20% de tudo que foi produzido para ter reservas no tempo da dificuldade que viria.

O resultado desta ação de poupar foi que o Egito teve um grande destaque e abundância entre as terras daquela região. Mesmo na terrível crise, seca e fome da época, o Egito passou com abundância, pois poupou uma parte de todas as colheitas durante os anos de bonança. Leia Gênesis 41 para melhor entender.

6º dos 7 erros financeiros segundo a bíblia, não ser fiel aos seus princípios

Quando resolvemos nos educar financeiramente, é preciso um melhor conhecimento de si. Saber mais sobre nossos princípios, valores, nossas prioridades e sonhos; e só então começar a organizar nossa vida financeira.

O seu dinheiro deverá estar concentrado mais nas coisas que você valoriza verdadeiramente. É como diz em Mateus; porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21.

Veja seu extrato bancário. Se ele não está como você gostaria, ou você está deixando de ganhar, ou se ganha, está gatando com coisas inconvenientes e que não deveriam ser prioridades. Prazeres temporários e que logo se esvanecem.

Digamos que você sonhe em ser livre financeiramente; então comprar um carro de luxo e financiado ainda mais, não é uma ação sabia. Se você sonha em morar nos Estados Unidos, comprar uma casa financiada no Brasil não é uma atitude de sabedoria. Analise seu extrato bancário e reveja o que você anda fazendo com seu dinheiro.

7º dos erros financeiros segundo a bíblia, não fazer doações

A bíblia está repleta de passagens que fazem jus a essa verdade, os que doam estão fazendo uma ação que cedo ou tarde, retornará a si. Mas faça sem esperar, apenas faça, de coração puro. O livro de provérbios 11 é um dos que falam sobre isso.

A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido. Provérbios 11:25.

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço. Lucas 6:38.

Esse princípio é ensinado mesmo por autores que não são cristãos. Se você lê com frequência, já deve ter ouvido falar deste princípio. Os autores de temas como a lei da atração, também colocam este princípio como um dos pilares da lei da atração.

Muitos passam a vida correndo atrás do dinheiro, como loucos até, e nada conseguem. Esta buscar desesperada emite a vibração de falta. É preciso focar no fim, e não no meio. Dinheiro é bom, mas é um meio. Quando você foca no que fazer com o dinheiro, fica tudo mais simples. E doar é uma grande finalidade, uma das mais belas. Claro, doar um percentual, que mesmo assim, lhe permita viver bem e multiplicar o que esta em suas mãos.

Um exemplo, seu dizimo pode ser doar 10% do que ganhar par instituições de caridade. Doar é muito importante, tenha isso em mente. Quando você doa, seu cérebro recebe bons sinais e lhe dará mais meios para ganhar mais dinheiro. Repito, doar com sabedoria, não é dar tudo que tem.

Finalizando lista dos 7 erros financeiros segundo a bíblia

Estamos chegando ao final deste artigo. E quero que fique bem claro a você, que é fato, a bíblia nos apresenta muitos caminhos para que tenhamos uma vida financeira prospera. Utilize estes 7 erros financeiros segundo a bíblia para tornar suas finanças mais saudáveis e equilibradas.

Deus não é das igrejas e das religiões, Ele é nosso Deus, e quer o melhor para você sempre. E isso independe de igrejas. No nosso livro “O Segredo na Bíblia”, nós mostramos muito mais a você sobre Deus e o dinheiro e eliminamos suas crenças limitantes em relação ao assunto dinheiro. Acesse o livro clicando aqui.

Deus abençoe você;

Até nosso próximo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *