Pessoas que reclamam de tudo, um suicídio emocional

As pessoas que reclamam de tudo são verdadeiras sugadores de suas energias. Acredite, os problemas são parte de nossas vidas e até nos fazem evoluir. Eles ocorrem de forma pessoal, familiar, com nossos entes queridos, no trabalho. Em suma, problemas existem, mas evite reclamar deles. Eles ocorrem até com os mais sortudos.

Já deve ter ocorrido com você, de alguns amigos ou até familiares irem compartilhar suas dificuldades com você. Isso de certa forma é até natural, pois ajuda a aliviar as tensões. Contudo, pessoas que reclamam de tudo para você podem deixar você esgotado.

Ter o intuito de ouvir e ajudar pessoas queridas é bom, e até saudável, às vezes. Mas estejamos alertas; precisamos também pensar em nós mesmo. E ver que a convivência constante com pessoas que reclamam de tudo; os resmungões; isso pode nos prejudicar.

Porque evitar estar com pessoas que reclamam de tudo?

Manter estas pessoas distantes não é fácil; até porque, muitas vezes são familiares. Então como impor limites a uma situação tão delicada? Afinal, não seria legal sermos vistos como egoístas e insensíveis por pessoas que amamos.

É neste ponto que precisamos saber identificar o que realmente é uma situação tóxica. A partir dessa identificação, poder lidar com pessoas que reclamam de tudo de uma forma sabia.

Pessoas assim normalmente se sentem vítimas da situação, do mundo, do governo, da sorte. E por se sentirem vítimas elas não tomam atitude de mudança.

É triste ver pessoas assim, nesta condição. As vezes tentamos ajudar e é tudo em vão. E se você ajuda hoje, amanhã ela arrumar outra coisa para se lamentar. E assim continuam sendo apenas, pessoas que reclamam de tudo, sempre vítimas.

É nesta hora que percebemos a verdade.

Depois de um tempo a verdade aparece e vemos que essas pessoas não irão mudar. A não ser que percebam seu padrão de consciência e busque uma nova postura. A verdade é que o problema não está no resto do mundo; mas se nelas mesmo.

Uma dúvida, o que ocorre conosco quando ouvimos muito as pessoas que reclamam de tudo?

Observe o estranho poder dessas pessoas, além das densas energias negativas. Elas conseguem extrair dos ouvintes o sentimento de pena. Chegamos até a pensar que o problema está em nós. Como se fossem nossos.

Se começamos a nos sentir de tal modo; então isso muda nosso padrão de felicidade. Nosso sentimento de realização pessoal começa a ser projetado a partir dessas pessoas; ou de nossos amigos “reclamões”.

Pessoas assim carregam sentimento de tristeza, frustração. Sentem-se fracassados. Isso traz alterações hormonais que acarretam em outros resultados. A saber como estes:

  • Muitos pensamentos negativos
  • Falta de habilidade para resolver problemas pessoas
  • Deterioração da concentração
  • A pessoa fica desequilibrada emocionalmente

Mas como eu posso ajudar essas pessoas?

As pessoas que reclamam de tudo têm uma tremenda dificuldade para encarar a vida de frente. Principalmente para perceber que tudo aquilo que ocorre com elas é apenas seu autorretrato. Você pode sim ajudar essas pessoas dando uma contribuição positiva a vida delas.

Lembre-se de como é dito em João 1:5; e a luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a venceram. Se você é luz, pode iluminar muitas pessoas.

Mas esteja atento, não deixe sua luz se apagar.

Não diga para pessoas que ela é a criadora de tudo. Tente mostrar sem ser direta, inicialmente. Tente despertar nela o seu lado bom, a sua luz. Mas se perceber que tudo está sendo em vão, mantenha distância dessa pessoa e foco no seu propósito de vida.

No próximo artigo e darei 4 dicas para você manter pessoas reclamonas e tóxicas longe de você. Para receber dicas, comente este artigo logo abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *